Ilhéus trabalha para inserir desportistas amadores no Programa FazAtleta
Em viagem a Salvador, o secretário de Turismo e Esportes de Ilhéus, Josenaldo Cerqueira, se reuniu com o Superintendente de Desportos da Bahia, Elias Dourado, para tratar do apoio do Governo do Estado aos atletas ilheenses Diego Figueiredo, do taekwondo, e Ricardo Kyokushin, do caratê, que vão competir em eventos internacionais neste ano.
Diego Figueiredo é campeão Brasileiro de Taekwondo na categoria de competidores com 51 quilos. A competição foi realizada em abril deste ano e, com a vitória, o ilheense de 16 anos passou a integrar a Seleção Brasileira de Taekwondo, que vai disputar o Panamericano, no Canadá, no próximo mês de setembro. O carateca Ricardo Kyokushin também está ranqueado para participar de competições fora do Brasil e busca apoio para viabilizar os custos da viagem.
Segundo o titular da Setur, Josenaldo Cerqueira, o superintendente da Sudesb, Elias Dourado, recebeu com entusiasmo a proposta de inclusão dos ilheenses no programa FazAtleta, mantido pelo Estado e que beneficia atletas e equipes amadores olímpicos e paraolímpicos. “Esses competidores levam o nome do Brasil e o de Ilhéus para as competições e não pouparemos esforços para viabilizar a participação deles nesses eventos”, enfatizou o secretário.
Completa Cerqueira que a Setur já reuniu toda a documentação necessária para inscrever os dois atletas, além de negociar com empresários locais patrocínios à dupla. Se aprovados no projeto, Diego Figueiredo e Ricardo Kyokushin passarão a ter despesas relacionadas às competições custeadas pelo programa.
FazAtleta - A lei Estadual nº 7539, de 24 de novembro de 1999, instituiu Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador Olímpico e Para-olímpico – FazAtleta, que concede abatimento no imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transportes interestadual e intermunicipal e de comunicação – ICMS, à empresa situada na Bahia que apoiar financeiramente projetos esportivos, aprovados pela Comissão Gerenciadora do Programa.
O Programa beneficia atletas, equipes e eventos que se enquadram na categoria de Esporte Amador Olímpico e Para-olímpico. Fomenta iniciativas como: Formação e desenvolvimento de atletas e equipes esportivas; Treinamento e participação de atletas e equipes esportivas em competições estaduais, interestaduais, nacionais e internacionais; Fomento à prática e ao desenvolvimento do esporte entre crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social e aos portadores de necessidades especiais; Especialização, nas áreas do conhecimento aplicadas ao esporte, de árbitros, técnicos, profissionais da área de educação física e outros profissionais de áreas afins; Fomento ao interesse da população pela prática habitual de esportes.